Florianópolis busca superar recorde da safra passada após maior lanço de tainha da temporada

  • Foto: Divulgação -

Pescadores se emocionaram e festejaram ao lado das redes que trouxeram os pescados até a areia

Os ranchos de pesca de tainha em Florianópolis estão otimistas em superar a safra do ano passado, após registrar o maior lanço da temporada. Até o momento, mais de 82 mil peixes foram capturados nas praias da capital catarinense, com destaque para o lanço ocorrido na terça-feira (20), que totalizou mais de 27 mil tainhas.

Os pescadores relataram que a captura na região começou por volta das 7h30min e entusiasmou aqueles que acompanharam de perto o momento da pesca.

"Todo pescador espera por isso, um lanço com bastante peixe, e graças a Deus está acontecendo agora em todas as praias. Nós estamos contentes!", comemorou o pescador Marcos.

A praia da Lagoinha do Norte lidera o ranking como a localidade com o maior número de tainhas capturadas nesta temporada em Florianópolis, totalizando 38.127 peixes. Em seguida, vêm os Ingleses, com 7.676, e a Brava, com 4.934.

No ano passado, conforme informações do superintendente de Pesca, Maricultura e Agricultura de Florianópolis, Adriano Roberto Weickert, foram capturadas 144 mil tainhas. Com base nos lanços desta terça-feira e com a chegada do frio à capital, a expectativa é superar esse número até o fim da safra, em 31 de julho.

"O tempo está ajudando, o frio está chegando, o vento chegou na hora certa. Os pescadores fizeram a sua parte, a prefeitura está fazendo a dela. Acho que só falta a tainha encostar ainda mais", ressaltou Weickert.

Além de Florianópolis, a captura das tainhas também foi registrada em Palhoça. Na praia da Pinheira, foram capturados 12.700 peixes, divididos em três redes, de forma a realizar a captura de maneira fracionada.

"Apenas na primeira puxada de rede, contabilizamos 3 mil peixes de porte grande. Enquanto a primeira leva chegava à praia, outras duas redes ainda estavam sendo recolhidas no mar. Felizmente, tivemos um grande lanço para coroar nossa temporada e alegrar aqueles que apreciam o peixe", afirmou Flávio Martins, secretário de Maricultura e Pesca de Palhoça.


Governo solicita revisão da cota

A temporada da pesca da tainha está enfrentando impasses judiciais. Em 15 de junho, o Governo de Santa Catarina entrou com um recurso contra a sentença da Justiça Federal que extinguiu a Ação Civil Pública que buscava rever os limites impostos para a safra.

No pedido, o governo solicita que a Justiça reavalie a sentença e conceda uma liminar para que haja uma revisão do volume autorizado para a captura dos peixes em 2023.

Além disso, o governo busca permitir que os pescadores industriais continuem suas atividades e que os pescadores artesanais de malhagem tenham a mesma cota de captura do ano anterior. O pedido ainda não foi analisado pelos órgãos competentes.

Com menos da metade da população vacinada, Santa Catarina emite alerta de risco Anterior

Com menos da metade da população vacinada, Santa Catarina emite alerta de risco

Homem é condenado a mais de um ano de prisão por racismo em Jaraguá do Sul Próximo

Homem é condenado a mais de um ano de prisão por racismo em Jaraguá do Sul

Deixe seu comentário